Mirinda Carfrae faz mágica em Kona

Mirinda Carfrae faz mágica em Kona

O alemão Sebastian Kienle e a australiana Mirinda Carfrae dividiram as mais altas honras hoje amontoados com ex-atletas olímpicos e campeões de IRONMAN no Campeonato do Mundo de IRONMAN de hoje apresentados pela GoPro.O lendário triathlon do Hawaii teve exatamente o tipo de condições de calor, vento por que  é tão reverenciado.
 
A corrida feminina começou com a mesma dinâmica de corrida apertada que caracterizaria seu fim nove horas mais tarde. Líderes favoritos na natação como Jodie Swallow, Meredith Kessler, e Amanda Stevens usaram toda sua força para liderar o percurso através de condições agitadas. As três saíram da água dentro de segundos uma do outra, com um grupo incluindo Mary Beth Ellis (EUA), Liz Blatchford (AUS) e Gina Crawford (NZL) 30 segundo  trás. Favoritas antes da prova Rachel Joyce (GBR) e Caroline Steffen (CHE) sairam da água dois minutos atrás.
 
Na bicicleta, duas perseguidoras tinham as líderes em sua mira, e acabou sendo as únicas a temer nos campos de lava: relativamente recém-chegada,  a suíça Daniela Ryf de 27 anos, e a vice campeã de 2013, Joyce. As duas alcançaram as três primeiras Swallow, Ellis e Kessler, e começaram a colocar vantagem nas experientes  Steffen e Blatchford atrás (para não mencionar a melhor corredora no esporte, Mirinda Carfrae). Ryf, que é treinada pelo ex-treinador de Chrissie Wellington, Brett Sutton (e abertamente aspira a dominância britânica), terminou a bike com um desempenho melhor de 4:54:33, uma vantagem de dois minutos sobre Joyce, e saudáveis  três minutos para o resto do top 10. Todos os olhos estavam sobre o déficit de 14:30 Carfrae ao terminar o ciclismo.
 
Na corrida, Joyce cavou fundo para colocar tempo em Ryf, mas o líder nunca entregou sua liderança para a britânica. A história da prova feminina foi, pelo segundo ano consecutivo, Carfrae, que demonstrou força notável depois de um passeio de ciclismo. Ela usou seu recorde de 2:50:27 na maratona para perseguir Ellis, Swallow, e Steffen, e Joyce. A australiana, que sabe como caçar vindo  de trás, passou Ryf apenas três milhas da chegada.
 
O tempo de 09:00:55 de Carfrae foi bom para a sua terceira vitória no Campeonato do Mundo IRONMAN, colocando-a na companhia de apenas três outras mulheres na história. "Honestamente, eu não tenho nenhuma idéia de como fiz isso", Carfrae disse à multidão após a corrida. "Eu apenas pensei que top 5 seria bom. Então eu pensei top 3 seria ótimo. Elas estavam correndo com medo nas últimas quatro milhas. Eu teria gostado de ter relaxado, mas não havia nenhuma possibilidade de fazer isso. Eu sabia que seria uma batalha até a linha de chegada. " 
 
Ryf cruzou a linha de chegada de sua estreia no Campeonato do Mundo IRONMAN apenas dois minutos mais tarde, e Joyce, uma veterana da Big Island, terminou pouco mais de um minuto depois de Ryf em terceiro.
 
Top 10 Pro Women 
 
 
1 Mirinda Carfrae AUS 9:00:55
2 Daniela Ryf CHE 9:02:57
3 Rachel Joyce GBR 9:04:23
4 Jodie Swallow CHE 9:10:19
5 Caroline Steffen CHE 9:12:43
6 Julia Gajer DEU 9:16:58
7 Liz Lyles USA 9:18:11
8 Gina Crawford NZL 9:19:21
9 Mary Beth Ellis USA
9:20:46

10 Liz Blatchford AUS 9:23:34