Andorra se prepara para o início da temporada de Triathlon de inverno

Andorra se prepara para o início da temporada de Triathlon de inverno

Andorra será a sede do Campeonato Mundial de Triathlon em 2022, e o palco já está montado; no Parque de aventuras Naturlandia mais de 200 atletas se reunirão para disputar o podium. O cenário é excepcional, coberto por neve e muitas novidades que tornarão o evento ainda mais espetacular, não apenas para os atletas, mas também para os espectadores. 

“Para a 24ª edição do Campeonato do Mundo de Triatlo de Inverno, os atletas Elite, Sub23 e Juniores farão os habituais 8 km na neve, 14 km de BTT também na neve e 12 km de esqui de fundo. Mas eles terão que fazer cinco transições, duas voltas de cada seção, o que significa que os atletas começarão com três voltas de 1,35 km de corrida, depois pularão em suas bicicletas por três voltas de 2,2 km cada e subirão em seus esquis por 2 voltas de 3,1k cada, e depois começar tudo de novo antes de cruzar a linha de chegada. Para os atletas da Faixa Etária e do Pará, eles se apresentarão como de costume”, segundo o World Triatlhon.

Além disso, o evento contará com a estreia de um novo modelo competitivo: o Campeonato Mundial de Duathlon de inverno, os atletas Elites e Sub-23 farão três voltas de 1,35km cada em seus tênis de corrida e duas voltas de 3,1km cada em esquis, mas farão o circuito completo três vezes, ou seja, cinco vezes os atletas passando pela transição antes de cruzar a linha de chegada. Para os Juniores será também três vezes o circuito de corrida-esqui para completar uma distância total de 6,6 km de corrida e 12 km de esqui. Para os garoupas e atletas paraenses, a distância será de 6,4 km de corrida e 12 km de esqui.

Vale ressaltar que esse evento ocorreu pela primeira vez em 1997, na Itália, e desde então tem ganhado cada vez mais destaque com seu diferencial em atletas e modalidades. Em 2022 o campeonato se inicia no dia 6 de fevereiro, com inscrições encerradas em 14 de janeiro.