Prevenindo Lesões Esportivas

Prevenindo Lesões Esportivas

Pesquisa descreve algumas orientações para prevenir lesões em vários esportes. Lesões esportivas muitas vezes são inevitáveis mas podemos destacar alguns cuidados que podem minimizar sua ocorrência.

Equipamentos adequados e de proteção. Alguns esportes necessitam de equipamentos de proteção para se evitarem impactos e pancadas inerentes à atividade praticada como futebol, alpinismo, voleibol, ciclismo, etc., e outros devem ser praticados observando cuidados que compreende utilizar equipamentos adequados à prática esportiva tornando este esporte mais seguro e agradável. Um tênis próprio, uma sapatilha que se encaixa no pedal, uma bermuda que permita ventilação ou mobilidade e uma camiseta de tecido apropriado são alguns exemplos que podem evitar problemas ou mesmo lesões se estiver aliado à outras condições desfavoráveis ou treinamento equivocado. É um pouco contraditório se você estiver utilizando alguns acessórios em que não há certeza de sua eficiência e deixar de utilizar equipamentos adequados e de segurança.

Aquecimento e Esfriamento:

A falta de aquecimento é um dos principais motivos das lesões em vários esportes. Antes do treinamento ou de uma competição, é necessário um período de adaptação do organismo ao esforço que será realizado que inclui exercícios de alongamento, calistenia (movimentos repetidos utilizando diversos grupos musculares) e uma atividade de baixa intensidade como corrida. Entre algumas razões fisiológicas para o aquecimento estão o aumento da temperatura corporal e muscular, aumento da atividade enzimática, aumento no fluxo sanguíneo e na disponibilidade de oxigênio, redução nos tempos de contração e reflexos e lubrificação das cápsulas articulares. Já o esfriamento tem a função de diminuir gradativamente o batimento cardíaco e dispersar os metabólitos (ácido lático) no fluxo sanguíneo, reduzindo a estagnação sanguínea nas extremidades. Este fluxo sanguíneo gradativo diminuem a possibilidade de contratura e dor muscular, também diminuindo a tendência de desmaio e vertigens.

Condicionamento Físico. Há uma grande possibilidade de lesão se o treinamento não estiver adaptado ao nível de concionamento do praticante. Para evitar este tipo de lesão deve haver, além de avaliações fisiológicas e médicas periódicas, um bom programa de treinamento incluindo todas as capacidades físicas utilizadas no esporte introduzidas gradualmente, ou seja, observando os princípios do treinamento esportivo.

Bibliografia

Fox E.L. & Mathews D.K. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 1983.

Paz F.A. Prevenção de Lesões Esportivas. Espaço do Treinador. Gatorade Sports Science Institute. 2001.