Treinar 3 vezes na semana gera resultados?

Treinar 3 vezes na semana gera resultados?

Para a grande maioria das pessoas, treinar diariamente pode ser um grande desafio, sabemos que muitos compromissos dificultam a criação de uma rotina de cuidados com a saúde. Por conta disso, muitos se perguntam se praticar exercícios em dias alternados da semana também geram os resultados esperados. 

Não se preocupe, treinar algumas vezes na semana não atrasará o processo, acontece que, o fator realmente significativo não é a quantidade de treinos realizados pelo indivíduo, e sim a intensidade de cada um; por exemplo, praticar exercícios em segundas, quartas e sextas de forma correta, equilibrada e intensa podem te beneficiar mais do que treinos rápidos e ineficazes realizados todos os dias. Por isso não se preocupe, separe dias e horários livres para que você possa usufruir o máximo possível de seu treino. 

"A intensidade da atividade física não está relacionada apenas à carga dos exercícios, mas também à execução correta dos movimentos, o número de séries e repetições e o tempo de intervalo. Cada uma dessas variáveis é determinada por meio da aptidão da pessoa e do seu objetivo", comenta a educadora física Jéssica Monteiro, professora da bio ritmo. 

É importante também que os treinos sejam realizados de forma intercalada, aumentando a eficiência da recuperação e do ganho de massa muscular, "A atividade física dessa pessoa deve ser global e integrada, ou seja, deve atirar uma grande quantidade de músculos na mesma sessão para que o corpo receba os estímulos necessários para alcançar os resultados desejados", afirma a profissional.  

Defina um objetivo 

Para quem busca o emagrecimento, treinos aeróbicos são fundamentais quando mesclados com a musculação ou funcional, pois ocorre o aumento da frequência cardíaca que consequentemente facilita a perda calórica. "Para o objetivo de hipertrofia recomendo três tipos de treino, um para cada dia, mudando o padrão mecânico dos movimentos, afim de garantir estímulos diferentes ao longo da semana", recomenda. 

É fundamental também manter uma boa alimentação e consultar frequentemente um profissional, que avaliará o tipo ideal de treino e sua respectiva intensidade.  

 Imagem: magnuspersonal.com.br