4 erros de quem está começando na vida fitness
Não acreditar em si mesmo
Essa frase pode parecer típica de clichês motivacionais, mas a autoconfiança é fundamental durante a mudança de hábitos, muitas pessoas não acreditam em sua capacidade, e automaticamente não alcançam a disciplina necessária. Saiba que sua força é superior às suas desculpas e acredite estar no controle da situação!
Lembre-se: encontrar companhias com hábitos e dificuldades semelhantes é fundamental nesse processo.
Síndrome do “já que”
Todos já ouvimos ou falamos o famoso “já que” para justificar uma escapada: “já que hoje é quarta, volto a treinar na próxima segunda”, “já que hoje bebi, vou comer também”, “já que vou sair de férias, não adianta começar agora”. Quando desculpas como essas passarem pela sua cabeça, reflita sobre onde você estaria caso não tivesse procrastinado excessivamente no passado; é um erro acreditar que segundas-feiras são os dias ideais para recomeçar, escorregadas acontecerão, mas retome seu caminho logo em seguida.
Não saber distinguir alimentação saudável de dieta
Você já parou para pensar se realmente segue uma dieta ou apenas alimenta-se de forma saudável? Lembre-se que ambas estão corretas, mas possuem distinções.
Para pessoas com objetivos já determinados como perda de peso e hipertrofia, dietas são extremamente adequadas, quando recomendadas por um especialista, é claro; jamais confie em dietas milagrosas que encontramos na internet e prometem resultados instantâneos. Em uma dieta ideal, faz-se a quantificação do quanto deve-se ingerir com base no seu gasto calórico e objetivos, ela tende a durar um prazo já definido.
Já a reeducação alimentar e o corte de alimentos gordurosos ou com altas taxas de açúcar são ferramentas interessantes para uma vida fitness, mas lembre-se: a alimentação saudável não dura um curto período de tempo até que os resultados comecem a surgir, trata-se de um novo modo de vida.
Achar que a balança é o melhor parâmetro
Quando há uma boa alimentação em conjunto com a prática de exercícios, os percentuais de gordura se alteram, e muitas vezes há até mesmo o ganho de massa magra, esses fatores são evidenciados de diversas maneiras, e não necessariamente por meio de ponteiros, saiba que sua percepção é seu melhor termômetro, além disso, todos possuímos estruturas corporais distintas, por esse motivo é fundamental que um profissional adequado avalie seus percentuais de gordura e massa magra, indicando com base em diversos fatores seu peso ideal.